14 de fev. de 2011

ÁGAPE

Alguns dicionários traduzem a palavra de origem grega, Ágape, como: 1. refeição em comum celabrada pelos primeiros cristãos; 2. amor divino, incondicional, com auto-sacrifício ativo, pela vontade e pelo pensamento; 3. amor a um esposo ou a uma família, ou a afeição para uma atividade particular.

Padre Marcelo Rossi retoma e amplia o sentido original do conceito: "Ágape é uma palavra de origem grega que significa o amor divino. O amor de Deus pelos seus filhos. E ainda o amor que as pessoas sentem umas pelas outras inspiradas nesse amor divino", assinala logo na introdução do livro.

Eu vou postar aqui um dos trechos que mais chamou minha atenção:

A inteligência sem o amor te faz perverso.
A justiça sem amor te faz implácavel.
A diplomacia sem amor te faz hipócrita.
O êxito sem amor te faz arrogante.
A riqueza sem amor te faz avarento.
A docilidade sem o amor te faz servil.
A pobreza sem o amor te faz orgulhoso.
A beleza sem amor te faz ridículo.
A autoridade sem o amor te faz tirano.
O trabalho sem amor te faz escravo.
A simplicidade sem amor te deprecia.
A lei sem amor te escraviza.
A política sem amor te deixa egoísta.
A vida sem amor não tem sentido.

Escrever ou falar sobre o amor é muito difícil, e descobrir o sentido, o significado desse sentimento é mais difícil ainda...

Por isso, termino com um frase que li um dia e nunca mais esqueci, desde então, venho tentando descobrir esse sentido todos os dias com todas as pessoas que me cercam e com as que encontro pelo caminho: "Todas as trocas são desnecessárias quando não se sabe o verdadeiro sentido do amor".

Um comentário:

Telma Bichler de Lima disse...

Aprendo a cada dia com meu marido e principalmente com minha filha o que é o amor, aprendo que é incondicional pq nem sempre temos em troca o que esperamos. Mas garanto que amar alguém, seja rico ou pobre, seja inteligente ou nem tanto e independentemente de sua cor, profissão ou objetivos, ganhamos muito mais do que imaginamos. Eu amo minha família e vc faz parte dela. Sucesso em sua vida, seja ela do jeito que você desejar. Bjos. Telma