25 de dez. de 2009

FELIZ NATAL!

O que escrever sobre Natal com tantas mensagens e reportagens espalhadas pela net e pela tv? Então, optei mais uma vez pelas lembranças de infância:
- Bolachas decoradas - como era bom o cheiro daquelas bolachas que minha mãe e tias faziam nesta época. Eram cobertas com um creme branco (tipo glace, mais duro e aquelas bolinhas coloridas para enfeitar bolo), eram guardadas em latas para decorar a mesa do café no dia 25/12, mas quem disse que eu, meu irmão e primos deixávamos as latas fechadas até lá... Hum só de lembrar da água na boca;
- Missa do galo - era tarde da noite, eu, irmão e primos sempre imaginávamos que tinha um galo na igreja e ficávamos tristes em não podermos ir para ver ele cantando. Meus pais nunca nos levavam, mas agora eu entendo, pois acho que acabaríamos dormindo na Missa antes de cantarem "Noite Feliz".
- Ceia - geralmente era na minha casa ou na casa dos meus avós paternos. Aguardava anciosa por esse momento para experimentar aquelas comidas todas diferentes, as frutas decoradas, o champanghe, e lógico, esperar o Papai Noel, mas eu sempre dormia antes dele chegar. Só que me lembro que em duas ocasiões ele apareceu na minha casa na manhã seguinte com meus presentes. Foi uma grande surpresa...
- Almoço do dia 25 - após "aquele" almoço era revelado o amigo secreto. Depois vinha sorvete, a guerra de água com baldes e mangueiras e os passeios a tarde.

Quando entrei na adolescência e percebi que o Papai Noel não existia o Natal passou a ter um outro significado para mim, pois percebi que o verdadeiro Papai Noel estava dentro da minha casa. Uns cinco anos seguidos meu pai fez almoço para crianças carentes da cidade. Com direito a boa comida, bebida e presentes, tudo muito organizado, com cadastramneto e tudo, e lógico com algumas doações também. Começou com umas 30 crianças e o último acho que chegou a 150 ou mais. Em algumas ocasiões ele mesmo se vestiu de Papai Noel para entreguar os presentes....
Bem, algumas dessas tradições ainda continuam presentes dos meus últimos Natais, mas sempre com um algo a mais... Pois, a cada Ano compreendo mais e mais que o Natal significa: Caridade, Compaixão, Perdão e Solidariedade!
Feliz Natal a todos que o Menino Jesus derrame bençãos sobre bençãos a todas a famílias para que possamos entender o significado desta festa e fazer que o NAtal do nosso próximo seja Feliz hoje e SEMPRE!!!!

Um comentário:

Unknown disse...

Está na hora de atualizar o blog rs