18 de mai. de 2011

O MORRO DOS VENTOS UIVANTES

Confesso que li esse livro mais levada pela curiosidade do que pela vontade. O único e famoso romance da escritora britânica Emily Brontë é daqueles livros que você ama ou odeia. Eu odiei. A governanta Ellen Dean começa a narrar a história de Catherine e Heathcliff para o locatário da Granja dos Tordos enquanto esse encontra-se adoentado. A história se passa em duas propriedades em Gimmerton, na Inglaterra ('A Granja dos Tordos' o a fazenda 'O Morro dos Ventos Uivantes'). A narradora descreve o amor do casal que nasce na infância; a escolha errada de Catherine e a consequente separação desse casal; e a sede de vingaçança de Heathcliff por ter sido humilhado e rejeitado. Apesar da execelente narrativa, da rica exploração dos detalhes e de não conseguir para de ler, eu não gostei. Não dá para entender porque duas pessoas que se amam não se entregam a esse amor com todas as suas consequências? Até que ponto a posição e o dinheiro pode interferir num relacionamento gerando os sentimentos de ódio, humilhação e vingança? Por que pessoas inocentes tem que pagar pelos atos dos seus pais? Enfim, esses são meus questionamentos. Mas tenho que admitir que a bela narrativa faz valer a pena cada página desse romance.

2 comentários:

Fabi disse...

Eu não li esse livro não, mas vagamente lembro de ter assistido ao filme, só que não lembro do assunto tratado!!! Amor, ódio, dinheiro, vingança são mesmo assuntos polêmicos e muito questionáveis e aí quando todos eles se reúnem... dá um nó na nossa cabeça!!! Valeu a dica.
Beijos da Fabi.

Fabi disse...

Adorei ver você de novo, Angel!!!
Você me pareceu muito bem e feliz!!! Algum motivo especial??? Andei lendo no seu face sobre ouvir um 'Eu te amo"... hum.. isso está parecendo amor, paixão... Fico muito feliz por você, viu. Só não fico feliz de não estar tanto com você quanto eu gostaria. Ah, e sobre os cupcakes, semana que vem farei de novo. Se não conseguir comer, me avisa que preparo uns especialmente pro seu niver, ok. Beijos e fique com Deus.